Sustentabilidade também é digital e passa por organizar a forma como consumimos tecnologia

O conceito de sustentabilidade, por mais complexo que seja na prática, é bem simples: ser sustentável significa ser capaz de suprir necessidades sem comprometer o futuro. Normalmente, associamos esse conceito direto à conscientização da geração atual e seu uso adequado dos recursos para que as próximas gerações não sejam comprometidas, como estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas), mas a sustentabilidade pode ser aplicada – como conceito – a outros contextos.

Em um ambiente empresarial, do pequeno ao grande porte, é muito importante falar sobre desenvolvimento sustentável, ou seja, a capacidade que uma organização tem de se manter, e de crescer, ao longo do tempo sem prejudicar recursos, economia e pessoas, por exemplo. Utilizar ferramentas que melhoram processos e a organização como um todo, como a metodologia 5S, um gerenciador de senhas e o Trello ou Notion, por exemplo, são ações que ajudam a economizar tempo e distribuir melhor as atividades.

Depois da transformação digital, a forma como nos relacionamos uns com os outros e com o mundo mudou. Consequentemente, a forma como as empresas e marcas se relacionam com seus consumidores e seus próprios colaboradores, também mudou. E a aplicação do digital também precisa ser pensada de forma sustentável para que não só o futuro da empresa, mas também de todos, seja frutífero.

ESG e sustentabilidade digital

Hoje, o digital está incorporado na rotina de todo mundo. Ser sustentável, dentro desse contexto, significa saber utilizar esses recursos de forma saudável e consciente. A combinação de práticas de ESG (ambientais, sociais e de governança) com a tecnologia é o segredo para que isso aconteça da melhor forma possível.

Práticas mais sustentáveis dentro do ambiente corporativo incluem:

  • Implementar estratégias que reduzem desperdícios, otimizam recursos e melhoram a eficiência operacional
  • Focar esforços para gerar o menor impacto ambiental possível
  • Ter práticas sociais inclusivas, responsáveis e que assegurem os direitos dos consumidores e colaboradores
  • Fortalecer a governança

E a digitalização sustentável utiliza a tecnologia para que isso tudo aconteça no dia a dia, inclusive (e mais importante) internamente. Para que os times funcionem de maneira mais produtiva, sem sacrifícios e complicações que poderiam ser evitadas, manter uma ideologia dentro do ambiente corporativo para economizar tempo e recursos, é importante.

Práticas diárias que ajudam a manter um ambiente mais sustentável

Para além de práticas relacionadas à preservação e conservação do meio ambiente, a forma como nos organizamos e realizamos nosso trabalho também deve ser sustentável. Isso significa entregar resultados sem comprometer a saúde dos colaboradores, tanto física quanto mental, e priorizar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional.

Dicas para colocar em prática:

  • Crie um sistema de organização que evite retrabalhos e desperdícios;
  • Faça pausas durante o dia
  • Cuide da sua saúde;
  • Utilize ferramentas que ajudam na produtividade e no gerenciamento como as mencionadas anteriormente e várias outras disponíveis no mercado;
  • Estabeleça prioridades, evite multitarefas e não exceda seu limite.

Sustentabilidade produtiva e digitalizada significa utilizar a tecnologia a nosso favor, com o intuito de melhorar o dia a dia e a analisar melhores formas de realizar nosso trabalho, a se relacionar com o meio ambiente e cuidar do nosso papel social.

Deixe seu comentário