5 dicas para economizar energia sem desligar o ar-condicionado

Por mais que para muitos isso seja desafiador, saiba que existem algumas dicas para economizar energia sem precisar desligar o ar-condicionado, elas podem fazer toda diferença no seu consumo mensal.

Um dos grandes medos de quem utiliza ar-condicionado ainda é o elevado consumo de energia, sendo um fator que pode fazer toda diferença no momento da compra.

Confira algumas dicas que podem lhe oferecer uma grande economia de energia no consumo mensal, tornando o uso do seu ar-condicionado mais eficiente e econômico.

5 dicas para economizar energia sem desligar o ar-condicionado

A seguir, separamos as principais dicas recomendadas por especialistas e até mesmo as próprias marcas, trazendo formas de tornar o uso do ar-condicionado mais econômico e eficiente.

Instale o ar-condicionado no lugar correto

Um dos grandes erros cometidos pela maioria dos usuários de ar-condicionado, é não fazer a instalação no local correto, deixando de aproveitar o máximo de desempenho do ar-condicionado e aumentando o consumo.

Ao instalar um ar-condicionado, você deve adquirir aquele modelo que melhor se adeque ao tamanho do ambiente, devendo optar por uma potência que consiga refrigerar todo o local e que não venha a sobrecarregar o sistema para isso.

Atualmente, existe uma tabela divulgada pela maioria das marcas de ar-condicionado, com os tamanhos de áreas e potências recomendadas para uso, essas que podem te ajudar na escolha, confira:

Área (m²) Potência recomendada – Ambiente residêncial Potência recomendada – Ambiente comercial 
9 m² 7.000 BTUs 7.000 BTUs
12 m² 7.000 BTUs 9.000 BTUs
15 m² 9.000 BTUs 12.000 BTUs
20 m² 12.000 BTUs 16.000 BTUs
25 m² 15.000 BTUs 20.000 BTUs
30 m² 18.000 BTUs 24.000 BTUs
35 m² 21.000 BTUs 28.000 BTUs
40 m² 24.000 BTUs 32.000 BTUs
45 m² 27.000 BTUs 36.000 BTUs
50 m² 30.000 BTUs 40.000 BTUs
60 m² 36.000 BTUs 48.000 BTUs
70 m² 42.000 BTUs 56.000 BTUs

Escolher a potência correta vai ajudar a trazer tanto mais eficiência no uso, como também a uma maior economia de energia, uma vez que o dispositivo não precisará colocar tanto esforço no funcionamento.

Priorize a tecnologia inverter

As tecnologias presentes nos ares-condicionados vem surgindo cada vez mais para trazer economia e desempenho aos aparelhos.

Uma tecnologia que vale muito a pena para quem está buscando economizar é a inverter, prometendo até 70% de economia de energia quando comparado aos modelos convencionais.

Possuindo um motor compressor com tecnologia diferente, ao invés de ficar ligando e desligando no funcionamento, a tecnologia inverter vai aumentando e reduzindo a intensidade conforme o uso, não existindo aqueles picos de energias comuns em dispositivos convencionais.

Além disso, estes equipamentos contam com o Fluído Refrigerante R410a (gás) que é menos prejudicial à camada de ozônio e ao meio ambiente, fortalecendo assim um mercado mais sustentável e amigável.

Portanto, conhecer os melhores ar-condicionado inverter e adquirir aquele que melhor se adeque ao seu tipo de uso, certamente vai lhe oferecer grandes resultados.

Mantenha a limpeza dos filtros em dia

A sujeira acumulada nos filtros do ar-condicionado pode prejudicar diretamente o funcionamento do aparelho, aumentando o consumo de energia e podendo até diminuir o tempo de vida útil do modelo.

O acúmulo da sujeira faz com que o ar tenha maior dificuldade para passar pelo sistema, sendo necessário forçar mais o motor para que ele funcione corretamente.

Além disso, um ponto importante é que o ar-condicionado sujo pode trazer prejuízos à saúde humana, colaborando para proliferação de fungos e bactérias.

Programe o uso do ar-condicionado

Alguns modelos de ar-condicionado hoje possuem funções que permitem regular o tempo, como é o caso da função timer, permitindo assim que você programe o uso do aparelho.

Por exemplo, você pode programar o ar-condicionado para funcionar somente em determinado horário, como das 22:00 às 06:00, reduzindo o consumo e evitando que o modelo não fique ligado mais que o necessário.

Isso além de tornar o uso mais cômodo, por você não precisar ficar ligando e desligando o ar-condicionado com frequência, ainda poderá reduzir bastante o consumo no fim do mês.

Utilize a função automática ou inteligente do dispositivo

Uma das formas de economizar energia sem desligar o ar-condicionado é utilizando algumas funções presentes nele, essas focadas em desempenho e economia, como a função automática ou modo inteligente.

Dentre as funções, podemos destacar o modo automático ou chamado em alguns modelos de modo inteligente, permitindo que o ar-condicionado funcione por conta própria, regulando temperatura, intensidade do vento, modo e dentre outras coisas, conforme as características do lugar.

Assim, ele vai sempre procurar pelo melhor cenário em economia e eficiência para o seu uso e ambiente, podendo trazer um resfriamento mais rápido e um ambiente mais aconchegante.

Conclusão

Com essas 5 dicas para economizar energia sem desligar o ar-condicionado, certamente você terá a possibilidade de ter um uso muito mais seguro e eficiente do seu modelo no dia a dia.

Por fim, entenda que o uso de um ar-condicionado pode sim ser econômico, desde que você tenha um uso focado nisso.

Deixe seu comentário