Dicas De Redação Acadêmica: O Que Fazer E O Que Não Fazer Que Todo Aluno Deve Saber

As submissões acadêmicas são totalmente diferentes de outros artigos. Dominar a redação acadêmica é essencial para fazer com que as redações educacionais tenham uma aparência diferente. Embora seja essencial garantir uma pesquisa abrangente, clareza, coerência e um fluxo lógico de pensamentos, considerar algumas coisas que devemos e não devemos fazer também é essencial para elaborar envios criteriosos.

Aqui está um guia completo para ajudar os alunos a aprender tudo o que devemos e não devemos fazer na redação acadêmica.

Continue lendo para saber mais.

Dos De Redação Acadêmica

  • Mantenha uma estrutura lógica e clara

Vale ressaltar que a clareza é uma das características mais marcantes da redação acadêmica e só é possível quando você garante uma estrutura clara que demonstra um fluxo lógico de pensamentos. Diante disso, você deve seguir uma estrutura clara. Entenda o assunto e analise o conteúdo existente.

Isso o ajudará a garantir um envio bem organizado. Você será capaz de garantir uma seção introdutória distinta, parágrafos corporais bem conectados e uma conclusão poderosa.

  • Mantenha as coisas concisas, mas precisas

Você deve apresentar uma mistura de sua narrativa e informações de origem enquanto trabalha em uma submissão acadêmica. No entanto, isso não significa que você pode escrever longos blocos de texto cheios de discussões inúteis. Garanta uma discussão direta e direta e mantenha-se fiel à ideia principal.

Adicione informações ou pensamentos relevantes apenas quando for necessário apoiar seu argumento principal. Isso o ajudará a evitar palavrões e a apresentar ideias com clareza para demonstrar precisão e concisão em sua redação. Use voz ativa para garantir precisão e concisão. Fazer isso também o ajudará a evitar frases longas.

  • Use tom acadêmico

O tom de qualquer artigo depende de sua natureza e propósito. Como a natureza e o propósito de uma submissão é demonstrar sua compreensão de um determinado tópico educacional ou de pesquisa, é imprescindível usar um tom acadêmico para apresentar sua narrativa.

Portanto, evite adicionar frases casuais ou gírias ao trabalhar em um envio. Garanta o uso de linguagem formal para demonstrar consideração, credibilidade, precisão e seriedade. Isso também o ajudará a garantir objetividade em sua escrita.

  • Garanta evidências confiáveis

Escrever submissões acadêmicas não envolve apenas apresentar sua narrativa sobre um determinado tópico; o processo também exige que você apoie os argumentos com evidências adequadas. Isso só é possível quando você dedica tempo e esforço significativos ao processo de pesquisa e encontra fontes confiáveis ​​para respaldar suas afirmações. Você deve garantir que sua submissão acadêmica esteja livre de quaisquer reivindicações não comprovadas.

Caso contrário, você acabará comprometendo a credibilidade da sua narrativa e escrita. Portanto, faça anotações de pesquisa abrangentes e forneça evidências confiáveis ​​para todas as declarações que você fez ao redigir o envio. Além disso, use o correto estilo de referência para atribuição adequada à fonte original.

  • Revise e revise seu trabalho

Não importa quão bons sejam sua pesquisa, vocabulário e redação, ainda podem existir erros no conteúdo que você elaborou para uma submissão acadêmica. Portanto, é importante revisar e revisar seu trabalho, revisando-o minuciosamente e fazendo as modificações necessárias.

Essa prática garante que seu conteúdo seja facilmente legível, claro e coerente. Leia o que você escreveu em voz alta e procure frases estranhas para garantir a correção oportuna. Você também pode usar um assistente de escrita avançado baseado em IA para correção de texto e para verificar o tom do seu conteúdo, o que pode ajudar a identificar armadilhas na sua redação e sugerir correções precisas.

O Que Não Fazer Na Redação Acadêmica

  • Não plagie

O plágio, seja intencional ou não, pode minar a sua credibilidade académica e suscitar preocupações sobre a qualidade e integridade do seu trabalho. É por isso que evitar o plágio deve ser uma prioridade máxima em qualquer submissão académica.

Para garantir que o seu trabalho é original, comece com uma pesquisa completa, cite corretamente todas as fontes e utilize uma paráfrase clara e bem estruturada. Também é importante passar o seu conteúdo por um detector de plagio de confiança. Uma ferramenta analisará o seu texto utilizando algoritmos avançados e uma extensa base de dados para detetar quaisquer semelhanças. Também irá gerar um relatório detalhado que pode partilhar com os instrutores ou revisores como prova de originalidade.

  • Não negligencie a formatação

A apresentação é muito importante no trabalho acadêmico. Se você escreveu um envio bem elaborado, mas não conseguiu formatá-lo de acordo com as regras exigidas, acabará tornando-o menos envolvente. Diante disso, você deve prestar atenção às regras de formatação recomendadas e formatar seu envio de acordo.

Essa prática também o ajudará a melhorar a legibilidade e a clareza do seu trabalho, tornando as informações facilmente utilizáveis ​​por terceiros. Também demonstrará seu profissionalismo e capacidade de organizar seu trabalho.

  • Não ignore a importância de uma declaração de tese

Você não pode construir uma narrativa forte sem garantir um argumento claro. Diante disso, é essencial elaborar uma declaração de tese no início e, em seguida, moldar todo o seu texto de acordo para apresentar suas afirmações e informações relevantes de forma organizada.

Além disso, uma declaração de tese ajudará outras pessoas a saberem prontamente o propósito de sua apresentação. Você também evitará divagar por causa disso e garantirá uma redação bem pensada que será altamente influenciada pelo pensamento crítico.

  • Não trabalhe nos envios com pressa

Evite apressar o processo; isso terá um impacto negativo em sua capacidade de pesquisar, escrever e refinar seu trabalho. Planejar bem o seu tempo, formulando um cronograma adequado e dividindo todo o processo em tarefas pequenas e facilmente gerenciáveis, é o caminho a seguir. Seguir esta prática o ajudará a evitar trabalhar com pressa.

Isso também o ajudará a diferenciar entre tarefas urgentes e comuns. Por outro lado, apressar o processo levará ao plágio, à redação ambígua e à inclusão de afirmações e declarações que não serão verificáveis.

  • Não opte por fontes extravagantes ou cores de texto

Embora o desejo de fazer seu trabalho parecer único e atraente possa intrigá-lo a fazer experimentos com a formatação de sua apresentação acadêmica, isso tornará sua escrita confusa. Essa prática também pode frustrar seus supervisores, que podem desistir de prestar atenção ao seu trabalho.

Consequentemente, você pode acabar perdendo notas significativas por causa dessa prática. Portanto, você deve evitar o uso de fontes e cores de texto que dificultem a leitura da sua escrita. Sempre pense em seguir o estilo de fonte recomendado e as diretrizes de cor do texto para refletir seriedade e profissionalismo.

No fim

Conhecer o que fazer e o que não fazer na redação acadêmica pode ajudá-lo a garantir envios cuidadosamente elaborados que receberão o apreço de todos. No entanto, muitos alunos ignoram essas dicas e acabam elaborando trabalhos mal escritos e apresentados. Considerar as dicas descritas neste artigo e trabalhar nos envios de acordo o ajudará a evitar o cenário mencionado acima. Então, siga essas dicas e garanta uma escrita bem estruturada e impecável!

Deixe seu comentário